A Não+Pelo recebeu o selo de excelência da Associação Brasileira de Franchising, principal reconhecimento do setor, um ano após trabalho de coaching organizacional desenvolvido com a consultoria Viviane da Mata.
Quando uma ideia, produto ou negócio funcionam e têm potencial, por que não sair para o mundo, expandir e aumentar os ganhos? De forma elementar, é esse raciocínio que explica o sucesso dos empreendimentos conhecidos como franquia. Basta olhar um século e meio atrás para entender como o modelo começou a ganhar espaço. Em 1862, nos EUA, a Singer autorizou uma rede de revendedores; depois veio a General Motors com as concessionárias; a Coca-Cola com as fábricas de refrigerante; e o McDonald’s, que popularizou de vez a solução e construiu o império de fast food, a partir de 1955. Estes são apenas alguns exemplos dentro de um grupo de marcas globais pioneiras.
Além da qualidade do produto e do aproveitamento da oportunidade, o êxito de uma franquia depende essencialmente da gestão do negócio. Isso porque seu funcionamento baseia-se sobretudo na implementação de parâmetros visuais e conceituais, de infraestrutura e de atendimento únicos para garantir a identificação da marca. A coesão é regra de maior relevância para a oferta adequada do serviço ou produto. Aí reside a importância da relação entre franqueador, franqueado, equipes, colaboradores e consumidores. Tudo precisa estar no tom correto, com todos falando a mesma língua e contribuindo para o sucesso da empresa.
Em 2017 a consultora organizacional Viviane da Mata desenvolveu, em parceria com Eli Formiga, terapeuta especializado em filosofia da arte da guerra, e Eduardo Santinoni, sócio-diretor da Y Franquias, um trabalho de grandes desafios e muitos resultados para a Não+Pelo, franquia líder mundial em fotodepilação. A união dessas experiências e visões diversificadas compôs um amplo programa de coaching organizacional com foco em desenvolvimento da liderança e gestão. O projeto sob a responsabilidade do trio abrangeu as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, além de Minas Gerais.
Escuta: o primeiro passo para um resultado efetivo e consistente
Tudo começou com o diagnóstico, estimulando aquilo que dá mais resultado nas abordagens bem-sucedidas: a escuta. Abrimos espaço, coração e mente para a fala dos franqueados. Como há muitos conflitos na relação com o franqueador, um trabalho dessa natureza é capaz de promover um salto qualitativo bastante significativo na comunicação dentro da rede. Conversas menos agressivas cedem espaço para diálogos estratégicos que desenham o futuro em conjunto.
Como as mudanças nesse segmento ocorrem muito rápido e o perfil dos investidores em franquias é mais inovador e dinâmico, é fundamental desenvolver habilidades aprimoradas de gestão para lidar com o cenário. Por isso, as questões identificadas pelos franqueados no programa de coaching organizacional viraram projetos de intervenção para pronta aplicação.
Etapas, resultados e recompensas
Na primeira fase do trabalho, um documento consolidado com os resultados do diagnóstico definiu um sistema de práticas de gestão para alinhar expectativas e resultados. Na segunda fase, buscou-se a melhoria das competências conversacionais entre alta gestão, lideranças e equipes com o objetivo de promover conexão, integração e comunicação.
Ao final, a percepção das equipes quanto ao aprimoramento das competências gerenciais tornou-se o fundamento de um modelo de gestão que uniu os propósitos corporativos às necessidades dos franqueados e clientes.
Recentemente a Não+Pelo recebeu da Associação Brasileira de Franchising o selo de excelência em franchising, principal reconhecimento do setor de franquias. Um resultado que só foi possível graças ao envolvimento e comprometimento de todos os líderes e profissionais envolvidos. São estes os que nunca descansam na busca pelo melhor desempenho possível e pela qualidade sempre maior das suas entregas no dia a dia do trabalho. Parabéns!