Espaços em Brasília para estudar, trabalhar, se inspirar e criar

Opinião
22 de junho de 2017

Por Fellipe Freitas*

Vamos tratar bastante aqui neste blog sobre questões que influenciam diretamente a produtividade no trabalho, a qualidade de vida e possibilidades de inovação da rotina. Em artigo anterior, defendi a ideia de que um dos principais incentivos à flexibilidade dos horários e locais de trabalho tem a ver com o trânsito nosso de cada dia, cada vez mais difícil de lidar.

A depender da forma que você exerce suas atividades, há diversas opções de ambientes para sentar, se concentrar e fazer seus projetos acontecerem.


Lar, doce lar

Nossa casa costuma ser – ou pelo menos assim deveria – o lugar que mais gostamos de estar, onde nos sentimos acolhidos e confortáveis. Para perfis mais organizados e disciplinados, esta pode ser uma ótima opção de lugar para trabalhar. O ritmo da casa, os outros moradores ou movimentação na vizinhança também entram nessa fórmula e podem influenciar para o bem ou para o mal o resultado dessa escolha. De olho nessa tendência, muitos condomínios novos oferecem aos moradores um espaço dedicado exclusivamente aos estudos ou trabalho.


Shopping Centers

Shoppings estão longe de serem considerados lugares tranquilos para trabalhar ou estudar. Mas em alguns horários, como durante a semana no período da tarde, podem ser ótimas opções. Muitos deles oferecem internet gratuita. A conexão não costuma ser das melhores, mas o suficiente para pesquisas simples.

O Pier 21, no Lago Sul, oferece uma ótima vista e brisa única, por exemplo. Pode ser inspirador. Já o Alameda Shopping, em Taguatinga, foi além e criou O Espaço Criativo 360°, um ambiente baseado no modelo de coworking, que oferece estrutura com mesa compartilhada, tomadas e acesso à internet. Adivinha o melhor? É de graça!


Bibliotecas

Quer ambiente mais estimulante para estudar ou trabalhar? Lugares onde estrutura, conteúdo, público, estímulos e toda a atmosfera conspiram. Vão aqui algumas dicas, mas existem várias outras bibliotecas espalhadas pelo DF.

  • Biblioteca Central da UnB – Campus Darcy Ribeiro
  • Biblioteca Demonstrativa (o MEC promete reabrir em breve) – 506/7 Sul
  • Biblioteca Nacional – Esplanada
  • Biblioteca Pública de Águas Claras – Rua Ipê Amarelo
  • Biblioteca Pública do Guará – Área Especial do CAVE, Casa da Cultura
  • Biblioteca Pública do Cruzeiro – Centro Cultural Rubem Valentim, Área Especial 3


Cafés

Muitos lugares em Brasília que oferecem cafés, bebidas especiais, lanches e várias comidinhas deliciosas oferecem também certa tranquilidade e acesso à internet gratuito. Nada melhor que trabalhar ou estudar com essas companhias.

  • Franz Café – 209 Norte, Sudoeste 302, Setor Médico Hospitalar
  • Torteria di Lorenza – 109 Norte, 211 Sul, 213 Norte, Sudoeste 303
  • Café da Livraria Cultura – Iguatemi e Casa Park
  • Café do Sebinho – 406 Norte Bloco C
  • Café Cristina – 202 Norte Bloco A


BÔNUS +
Centros Culturais

Brasília tem o privilégio de estar no conjunto de cidades onde há os centros culturais do Banco do Brasil e da Caixa. O espaço bem cuidado, a atmosfera artística, criativa e os ambientes próprios para ler, estudar e depois relaxar são características desses lugares. Costumam ser bastante vazios em dias de semana, no período da tarde, exceto quando acontece alguma excursão escolar.

  • CCBB – Setor de Clubes Sul, trecho 2 (2 Cafés e espaço ao ar livre)
  • Caixa Cultural – Setor Bancário Sul, quadra 4 (sala de leitura com diversas revistas semanais)

 

No próximo artigo sobre soluções de mobilidade, vou falar especificamente de espaços de coworking, um conceito ao qual Brasília abriu os braços e tem feito muito sucesso com jovens empreendedores. São espaços feitos sob medida para diversas necessidades. As pessoas podem trabalhar, fazer reuniões, compartilhar uma estrutura típica de escritório (telefone, água, secretária, endereço fiscal), trocar experiências com profissionais de diferentes áreas, pagando por dia ou mensalmente. Não perca. Até mais!

 

* Publicitário, produtor de conteúdo, redator nas horas vagas e nas não vagas também. Vê o cinema como a melhor janela de autoconhecimento e de compreensão do mundo. Editor do site Viviane da Mata e colaborador do blog.

Photo by Hannah Wei on Unsplash

Compartilhe!

Contato

Fique à vontade para perguntar, tirar dúvidas e pedir detalhes dos nossos serviços. Será um prazer desenvolver soluções de resultado para sua empresa ou carreira profissional.